gov.br

Engenharia de Computação/CT

Alunos da Engenharia de Computação desenvolvem calculadora de IRA online

Data de publicação: 20 de novembro de 2020. Categoria: Sem categoria

Os alunos Catherine Bezerra, Danilo Meireles, Matheus Rocha e Vitor Rosa, ingressantes do curso de Engenharia de Computação – CT/Fortaleza do período de 2020.1, desenvolveram uma ferramenta que permite que alunos da UFC simulem de forma simples e intuitiva o Indíce de Rendimento Acadadêmico. O IRA Calculator pode ser acessado pelo site https://iracalculator.online/index.html .

Sobre o IRA Calculator

“A Calculadora de IRA tem por objetivo auxiliar os alunos dos campi da UFC a estimar o seu IRA de forma rápida e efetiva. Dessa forma, ao adicionar dados sobre as disciplinas realizadas pelo aluno ao longo de sua graduação, incluindo, além da média final, se houve trancamento ou reprovação por falta da cadeira em questão. Assim, o cálculo do IRA fica muito mais fácil e prático, já que conta com uma aplicação web para a maior comodidade do usuário.”

Motivação

“Nossa principal motivação foi perceber, no contexto da Universidade Federal do Ceará, a importância do IRA na vida estudantil, visto que ele é uma ferramenta que auxilia no acompanhamento do rendimento dos estudantes ao longo de sua vida acadêmica. Ademais, também percebemos que, por envolver diversos cálculos matemáticos, diversas vezes os alunos não o estimam de forma correta. Desse modo, com o intuito de tornar o cálculo do IRA mais fácil e prático, tivemos a ideia de implementar uma aplicação web que, com dados fornecidos pelo próprio universitário, realizaria essa estimação. Nessa ótica, buscamos implementar uma calculadora universal, a qual pudesse ser utilizada por estudantes de todos os cursos da Academia, e não apenas pelos alunos da Engenharia de Computação.”

Open Source

“Optamos manter o código em Open Source, ou seja, para ser acessado por quem desejar, com o objetivo de inspirar e de incentivar outros estudantes a implementarem projetos similares à IRA Calculator em suas escolas e universidades, tornando mais fácil e universal o cálculo dos indicadores de rendimento acadêmico e demonstrando como a computação pode auxiliar na área educacional. Ademais, alunos da própria UFC também podem atuar no desenvolvimento da IRA Calculator, melhorando a aplicação.”

Fonte: https://iracalculator.online/about.html