Português

Apresentação

Sobre o curso

O curso de Graduação em Engenharia de Computação foi criado em 2014 no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob a responsabilidade do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) e do Departamento de Computação (DC), e teve sua aprovação neste mesmo ano no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e no Conselho Universitário (CONSUNI). Atualmente, são oferecidas 60 vagas/ano, ofertadas através do SISU. A carga horária é de 3.600 horas, distribuídas ao longo de 10 semestres, em turno integral.

Perfil do egresso

O Engenheiro de Computação formado pela UFC em Fortaleza deverá possuir sólida formação científica e tecnológica, que o capacitará profissionalmente nas áreas de Sistemas Computacionais, Sistemas de Automação, Sistemas Embarcados e Ciência da Computação, tanto no que concerne a hardware, software e firmware, bem como na modelagem, avaliação e testes desses sistemas, capacitando-o a desenvolver e gerenciar esses sistemas em empresas e indústrias da área de Tecnologia da Informação (TI).

O perfil do egresso o tornará apto a especificar, projetar, implantar, adaptar, otimizar, desenvolver, integrar e manter sistemas de computação, incluindo sistemas de automação industrial, bancária e comercial; robótica; sistemas embarcados; redes de computadores e computação móvel, compreendendo todos os aspectos da Tecnologia da Informação de geração, transmissão, processamento, recepção e armazenamento da informação, nas mais diversas atividades da sociedade, atendendo, assim, às suas demandas profissionais, seja em sua região local de atuação, no Brasil ou no exterior.

Mercado de Trabalho

O Engenheiro de Computação formado pela UFC tem uma vasta área de atuação no mercado de trabalho, na medida em que todas as áreas profissionais utilizarem a Tecnologia da Informação.

Podem ser citadas como exemplos de área de atuação os setores e empresas de:

– Pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da Informação;

– Automação industrial, hospitalar, bancária e comercial;

– Projeto de computadores e sistemas embarcados;

– Processamento digital de sinais;

– Robótica;

– Projeto e desenvolvimento de software e de hardware;

– Telemedicina;

– Computação móvel;

– Redes de computadores;

– Desenvolvimento de aplicações multimídia e Web;

– Gestão de sistemas de informação.