FAQs
A coordenação do curso de Engenharia de Computação concentra aqui informações sobre perguntas e procedimentos administrativos de interesse frequente do corpo discente.
E-mail Institucional de Aluno
A Universidade Federal do Ceará oferece a seus alunos a criação de endereços de e-mail institucionais de aluno (domínio alu.ufc.br) através do Webmail UFC. A Coordenação recomenda a utilização do Webmail da UFC por parte dos alunos para todas as suas interações com a coordenação.
Atividades Complementares
O pedido de análise do Relatório de Atividades Complementares deve ser feito pessoalmente na secretaria da Coordenação do Curso ou por e-mail. Os pedidos feitos por e-mail devem ser encaminhados pelo aluno interessado, utilizando o e-mail institucional (domínio alu.ufc.br) ou o e-mail cadastrado pelo aluno no SIGAA, para o e-mail da coordenação com o título “[Atividades Complementares] Nome Completo do Aluno – Matrícula do Aluno”. O pedido deve vir acompanhado da seguinte documentação:
– Formulário de Atividades Complementares devidamente preenchido e assinado pelo aluno;
– Documentação comprobatória das atividades constantes no formulário.
Essa documentação deve ser entregue até sessenta dias antes da data de término do período letivo semestre em que o aluno concluirá o curso.
Documentações complementares poderão ser solicitadas pela coordeção de acordo com o caso.
Trancamento Parcial de Matrícula
As solicitações de Trancamento Parcial de Matrícula, tanto para disciplinas semestrais quanto anuais, devem ser encaminhadas à Coordenação somente por e-mail. A solicitação deve ser enviada pelo aluno, utilizando o e-mail institucional (domínio alu.ufc.br) ou o e-mail cadastrado pelo aluno no SIGAA, para o e-mail da coordenação com o título “[Trancamento Parcial] Nome Completo do Aluno – Matrícula do Aluno”. E no corpo da mensagem o aluno deve informar a(s) disciplina(s) que deseja trancar no formato: Código – Disciplina – Turma (Exemplo: CB0702 – Álgebra Linear – Turma 01).
Os pedidos serão efetivados desde que o aluno solicitante se mantenha matriculado em disciplinas com a carga horária mínima de 128 horas no semestre letivo. Os pedidos serão recebidos até as 13 horas da data limite estabelecida no Calendário Universitário. O aluno não poderá solicitar o Trancamento Parcial no semestre de ingresso no curso, nem quando já tiver completado o prazo máximo para a sua integralização curricular. Também não será permitido trancar um mesmo componente curricular mais de uma vez, exceto por motivo de doença devidamente comprovado pelo Serviço Médico da Universidade (Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor e Estudante – CPASE).
Legislação pertinente: Provimento Nº 02/CONSUNI, de 26 de julho de 2018 (em vigor desde 02 de janeiro de 2019).
Trancamento Total
O aluno pode requerer o Trancamento Total válido por um semestre, preenchendo o formulário padrão, anexando as comprovações da incompatibilidade com as atividades acadêmicas referente a um dos seguintes fatos geradores: Doença, Mudança de domicílio, Exercício de atividade laboral e Obrigação de ordem militar. No primeiro caso a solicitação deve ser feita diretamente à (CPASE), nos demais, será junto à coordenação do curso. Nos três outros casos, o pedido poderá ser feito pessoalmente na secretaria da Coordenação ou por email. As solicitações por email devem ser enviadas pelo aluno, utilizando o email institucional (domínio alu.ufc.br) ou o email cadastrado pelo aluno no SIGAA, para o e-mail da coordenação com o título “[Trancamento Total] Nome Completo do Aluno – Matrícula do Aluno.
ATENÇÃO! Caso o fato gerador ocorra antes ou durante o período de matrícula regular, a solicitação só poderá ser feita no decorrer do referido período de matrícula regular. Para as demais situações ocorridas ao longo do semestre letivo, a solicitação deverá ser feita no prazo de até quinze dias da ocorrência do fato gerador, não podendo ultrapassar o último dia letivo do semestre.
Para maiores informações sobre os fatos geradores e as comprovações necessárias, consultar Portaria nº 47/2019, de 17 de janeiro de 2019
Desbloqueio de Matrícula
Conforme esclarecido no site da Prograd, o estudante de graduação tem sua matrícula no semestre subsequente bloqueada após contrair duas reprovações por freqüência na mesma disciplina ou atingir um total de quatro reprovações por freqüência em disciplinas do curso. O desbloqueio de matrícula poderá ser feito, durante o período de matrícula curricular e institucional, na secretaria da coordenação de curso através da assinatura pelo estudante do Termo de Compromisso atestando que o mesmo está ciente de que qualquer outra reprovação por freqüência causará o cancelamento definitivo de sua matrícula.
Para maiores informações, consulte o site da Prograd.
Matrícula em TCC1 e em TCC2
Em ambos os casos, o aluno deve solicitar matrícula durante o período regular de matrícula e pedir que seu professor orientador envie e-mail para a Coordenação solicitando a matrícula. O e-mail do professor orientador deve ser mandado até 20 dias após o início do período letivo. No e-mail, deve constar o nome completo e número de matrícula do aluno, além do tema do trabalho. Importante: somente a solicitação do aluno via SIGAA não é o suficiente para efetivar a matrícula. Caso o professor orientador não envie o e-mail no prazo indicado, a solicitação de matrícula do aluno será indeferida.
Matrícula em Estágio Supervisionado
O estágio supervisionado deverá ser realizado sob a orientação de um docente da UFC e para poder ser matriculado na atividade, o aluno deverá ter cursado, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das componentes curriculares previstas no curso. A matrícula do aluno é feito mediante a entrega para a Coordenação, pessoalmente ou via e-mail, da Declaração do Orientador de Estágio Supervisionado preenchida e assinada pelo professor orientador.
Sobre formalização e legalização de estágios, o aluno deve consultar a Agência de Estágios da UFC, que possui uma página com dúvidas frequentes.
Mudança de curso
https://prograd.ufc.br/pt/perguntas-frequentes/mudanca-de-curso/